OIe

SEJA BEM VINDO

O Objetivo do blog mostrar q a sua existencia tem um PRÁ Q E UM PQ.

PRÁ Q?-----Somos criados para honra e para a Glória de Deus

PQ?-----Te recomendo uma leitura semanal do blog e passo a passo vc vai entender o PQ da sua existencia.

Espero poder ajudar e te direcionar atravez da Palavra(biblía)que caminhos tomar.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

COMENTÁRIO SOBRE O LIVRO O CLAMOR DO MUNDO DE OSWALD SMITH

Durante as 90 páginas desse livro pude ler por diversas vezes o lema “A tarefa suprema da igreja é a evangelização do mundo” e acredito que se pudesse escolher outro título para o livro com certeza seria esse .Analizando a construção dessa frase conseguimos ter uma visão resumida sobre Missões que Oswald Smith aplicou ao livro.
A palavra “mundo” nos mostra claramente como nossa visão é pequena a respeito de missões e evangelismo .Talvez fosse necessário ser criado um óculos espiritual onde pudéssemos ter a visão de Deus para as coisas .Quando Jesus morreu na Cruz foi para salvar o mundo ,Oswald Smith com certeza usava óculos especiais, e ele entendeu e colocou em prática tal visão, pois Deus amou o mundo, deu Seu filho pelo mundo.
Quando mencionamos o termo “suprema” quer dizer a tarefa mais importante .Estamos em uma era em que olhamos para nosso próprio umbigo e nos convencemos de que somos o que há de mais importante, quem nunca ouviu aquela infeliz frase “Deus é brasileiro” que tem as suas variações como “Deus é americano” e por aí vai...Isso é reflexo da geração ensimesmada que tem nos moldado a padrões egoístas e individualistas, acreditamos tanto quando os americanos, chineses, judeus sermos a nação mais importante do mundo .Estamos totalmente cegos espiritualmente .Deus lá de cima quando olha para a terra ele vê o mundo, não vê bandeiras de países.
A parte do livro que mais me identifiquei com certeza foi a que diz respeito a dízimos e ofertas .Somos capazes de  ser dizimistas e ofertantes para mantermos o bem estar em nossa comunidade cristã, mas somos incapazes de colocarmos a mão no bolso e mantermos um missionário que na verdade foi fazer o que nós deveríamos estar fazendo.
Acho que desconheço uma igreja como a Igreja dos povos , de Oswald Smith, onde seu investimento é em vidas  e não em templos, estruturas vão passar e o que realmente vamos levar são almas, pessoas que direta ou indiretamente através de doações nós ajudamos a conhecer o amor de Deus.
Se realmente cremos que a tarefa suprema ( mais importante) da igreja seja evangelizar o mundo, então financeiramente a tarefa prioritária da igreja seja investir na área de missões, distribuir  os recursos de forma que a maior parte dos dízimos e ofertas sejam assim investidos.
Lemos tanto o versículo “Buscai primeiro o reino de Deus demais coisas vos seram acrescentada”, interpretamos de várias formas porém, reino não quer dizer simplesmente nossa igreja, o reino de Deus é o mundo. Mas também há outra expressão em destaque no lema ,“igreja”, aí que quero citar uma segunda frase do autor “cada crente, um missionário”. Temos na igreja , hoje, vários departamentos chamados ministérios como sempre dizemos e cantamos, somos um corpo. O corpo não funciona se não estiver completo e cada órgão é vital para o seu funcionamento,  isso também se aplica à missões.
Conhecendo a vida do apóstolo Paulo podemos notar que sua visão era global. Usamos a desculpa de que muitos que não foram evangelizados em nossa cidade, precisamos evangelizar primeiro aqui, mas te pergunto quantos cristãos temos na nossa cidade e quantos voce acha ter no Tibet? somos uma nação cristã e glória a Deus por isso.Portanto temos que ser visionários e pioneiros em Marcos 13:10 “mas primeiro o evangelho devera ser emprega a todas as nações” e Mateus 24:14 “e este evangelho do reino devera ser pregado em todo o mundo em testemunho a todas as nações. então virá o fim”. Isso é chocante e ao mesmo tempo esclarecedor, lendo a bíblia podemos ver algumas pistas da volta de cristo entre elas a diminuição de crianças, o homossexualismo desordenado, e profecias se cumprindo, mas em Mateus 24:14 ouvimos o único que marca o fim. Assim que todos os povos, línguas e nações, ouvirem as boas novas do evangelho a vinda de Jesus para nos buscar será iminente. Quando pequena pensei como seria injusto eu ter nascido em uma família crista, ter oportunidade de crescer conhecendo e lendo a bíblias, sabendo que hoje temos 6.528 línguas faladas no mundo e só temos traduzidas bíblias ou partes dela para 1.964 línguas. Porém hoje sei, que Deus é justo e que não voltará até que todos os 4.564 restantes de línguas possam ouvir do evangelho.
Oswald usa uma ilustração muito interessante para nos direcionar “você acharia certo 10 homens carregarem o tronco de uma arvore, sendo que 9 sustentassem uma extremidade e um a outra extremidade sozinho” e nos deixa a pergunta “onde você ajudaria?”
Acredito que podemos ter 3 opções:
1 – Ficarmos acomodados, sentados no banco de nossa igreja, indiferente as almas que nunca ouviram a boa nova, sabemos que vamos morrer um dia e estaremos no céu, porém sem fruto a oferecer.
2 – Levantarmos da cadeira confortável e nos dispor a ser um missionário atuante e transcultural, viver o método paulino de ser.
3 – Ser um missionário indireto, mandar alguém em seu lugar, se comprometer em oração e financeiramente no sustento dos missionários. Ser abençoado e abençoador.
Não devemos pensar que a segunda opção é mais importante do que a terceira. Cada um tem o seu chamado, basta pedir a Deus que te direcione a qual será o seu. Somos um corpo e assim como Romanos 10: “Porque todo que invocar o meu nome será salvo, pois como invocarão aqueles que não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão se não há quem pregue? E como pregarão se não forem enviados?” Há lugar para todo evangelista seja direta ou indiretamente, é necessário que preguem, mas para isso é necessário que sejam enviados, mantidos.
Que da nossa Igreja saiam pregadores e mantenedores  da “tarefa suprema da igreja”.

Um comentário:

  1. Olá chamo- me Maravilha Pedro, sou angolana e gostei mtooo do teu resumo sobre o clamor do mundo; eu li o livro em tempos e fiquei com o coração apertado em saber k diariamente almas vão p inferno por causa de nos k nao cumprimos cm a nossa tarefa d evangelizar. Este livro mudou a nha maneira de ver o mundo( agora vejo na perspectiva d Deus) estou seriamente decidida a fazer a minha parte, ainda que nao vá ao campo, mas poderei suporta- los com orações, finanças, etc. Deus te abençoe

    ResponderExcluir